Blog de Notícias

Black fraude: 5 dicas para não cair em golpes

https://itsmoney.com.br/

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, com ótimas oportunidades e descontos atraentes oferecidos por boa parte dos varejistas.  

Por outro lado, o evento também abre as portas para muitos golpistas, que lançam ofertas falsas para enganar os internautas, a chamada “black fraude”.  

Um levantamento do Serasa feito em 2021 apurou que 45% dos entrevistados já haviam feito algum tipo de compra no período da Black Friday.

Dessas pessoas, 50% relataram algum problema ou situação fraudulenta, como descontos falsos, fretes abusivos, valor mais alto na hora de fechar o carrinho e propaganda enganosa. 

Assim, é preciso muita atenção nas compras on-line e ficar de olho em alguns sinais para aproveitar a Black Friday de forma mais segura.  

1- Não clique em links suspeitos 

Desconfie de links estranhos enviados por aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram) ou e-mail.  Geralmente, esses links maliciosos são usados por hackers, que roubam os dados e informações confidenciais dos usuários.  

2- Acesse apenas sites oficiais 

Muitos golpistas desenvolvem cópias idênticas das páginas oficiais dos grandes varejistas do país, que atraem os consumidores por meio de anúncios chamativos nas redes sociais. 

Entretanto, o produto anunciado não existe e, ao finalizar transação, o usuário perde o valor pago e ainda pode ter programas invasores instalados em seu dispositivo.  Assim, procure sempre os sites oficiais das lojas e evite clicar em ofertas que pareçam “boas demais para serem verdade”. 

3- Pesquise sobre a loja 

Antes de fechar qualquer compra na internet, faça uma pesquisa cuidadosa sobre a loja nos sites de busca.  Pesquise por avaliações, reclamações e postagens no Reclame Aqui. Além disso, existe uma plataforma oficial para isso, a consumidor.gov.br

Ela oferece uma série de ferramentas e recursos importantes na hora da pesquisa, dando mais segurança e tranquilidade ao consumidor,  

4- Avalie o preço 

Quando o milagre é demais, o santo desconfia. Essa expressão popular da língua portuguesa também vale para as ofertas da Black Friday.  Assim, ligue o alerta para preços muito abaixo dos praticados pelo mercado e observe o valor do mesmo produto em outros varejistas.  

Para isso, você pode usar sites que possuem comparadores de preços gratuitos, como o Buscapé. 

5- Atenção ao pagamento  

Os cuidados não se restringem somente às compras on-line. No caso das compras em lojas físicas, dê preferência ao pagamento por aproximação. Além disso, preste atenção se o valor da maquininha corresponde o total de sua compra. 

Já nas compras na internet, os cuidados precisam ser redobrados. Primeiramente, confira se o site possui um dos certificados de segurança a seguir: 

  • Endereço inicial com https:// ; 
  • Imagem de pequeno cadeado fechado no canto inferior direito da tela. 

Outra dica importante é não usar dispositivos de outras pessoas para realizar as compras, assim como redes de Wi-Fi desconhecidas. Por fim, caso opte por pagar via PIX, confira o nome do recebedor para ter certeza de que ele corresponde à loja onde a compra foi efetuada.

Confira a seguir 5 dicas para não cair em golpes durante a “black fraude”: