NOTÍCIAS

Dicas para prevenir a cárie na infância

https://www.revistaapolice.com.br

Os cuidados com a higiene bucal devem ser indispensáveis em todas as etapas da vida, começando na infância com os dentes de leite. Uma criança que tem a saúde da boca negligenciada pode desenvolver vários problemas até mesmo na vida adulta, sendo o mais comum deles a cárie, que se não tratada pode levar à perda dental.

“Esses cuidados devem ser iniciados antes do nascimento dos primeiros dentes, higienizando a boca do bebê com gaze umedecida após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Ao aparecer o primeiro dente, a higiene já deve ser feita por meio da escovação”, afirma Flávia Mastrorosa, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.

Para a odontologista, é dever dos pais monitorar a escovação das crianças e levá-las ao dentista regularmente. “São cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, que podem evitar contratempos na própria infância e também na fase adulta”, sugere Mastrorosa.

Cuidados para o resto da vida

Vale destacar que ter o devido cuidado com a boca desde cedo também faz com que a criança dificilmente esqueça a importância e os conceitos básicos da higiene bucal durante toda a vida. “É interessante fazer associações, como o movimento da escova com o de um trenzinho ou de um carrinho para tornar o ato de escovar o dente divertido para o pequeno”, exemplifica.

Fio dental e alimentação

A dentista ressalta que a limpeza da boca não é resolvida apenas pela escovação dental, mas também com o uso diário do fio dental com orientação direta dos responsáveis pela criança. “Vale frisar que não é preciso proibir a ingestão de doces e alimentos gordurosos, mas, sim, limitar esse consumo e também introduzir mais frutas e verduras na alimentação, pois essas atuam como ‘raspadores’, auxiliando na limpeza dos dentes”.

Plano odontológico

Uma das formas de garantir a proteção dos dentes da garotada e também do próprio bolso é por meio da aquisição do plano odontológico. “Como a visita ao dentista deve acontecer durante todas as fases da vida, a contratação do plano representa uma economia e tanto no orçamento familiar”, conclui a dentista.

M.S.
Revista Apólice